Como Conquistar um amor verdadeiro e Duradouro - Parte ll

1-   Transformando a Paixão em Amor

Agora que você já está em um relacionamento, o próximo passo é transformar esse sentimento em amor. Para isso, será necessário você entender que o que você sente por ele(a) não é amor de verdade, embora pareça. Ou até pode ser amor verdadeiro, mas não está consolidado, não amadureceu a ponto de resistir as tempestades que possa vir a enfrentar. Como um broto que acabou de nascer e precisa de uma estaca e cuidados para sobreviver.
O que aproxima as pessoas geralmente é a paixão. Sei que é difícil aceitar isso de imediato, pois  quando estamos apaixonados, geralmente perdemos um pouco a percepção verdadeira das coisas , principalmente quando a questão envolve a pessoa que nos atrai, que é fruto desse sentimento.
Parece que colocaram um véu sobre nossos olhos, e só enxergamos coisas boas dessa pessoa. Tudo  fica mais lindo, mais belo. Nos sentimos inebriados, embriagados.
Se alguém vier falar algo desagradável dele(a) , não aceitamos , não damos ouvidos, refutamos de imediato. Nossos olhos estão fechados, nossos ouvidos silenciados, nossa boca só tem palavras doces para proferir. Claro que todo mundo já sentiu isso alguma vez e certamente vai se identificar com minhas palavras.  As pessoas mais experientes também poderão confirmar que, quando a paixão vai embora, é como se o véu se descortinasse e tudo de belo que víamos naquela pessoa, começa a desaparecer gradativamente.  Pode chegar a um ponto em que não reconhecemos mais a pessoa por quem nos apaixonamos. É como se ela não existisse mais, ou talvez nunca tivesse existido. É o que pensamos, quando sofremos uma decepção amorosa.  Tem casais que chegam mesmo a  odiar a pessoa por quem se apaixonou um dia. Isso não parece algo inexplicável ?
A explicação está justamente no que escrevi acima, ou seja, a paixão cria uma espécie de êxtase, embriagues psicológica.  Cegando os olhos para tudo que não é belo, encobrindo os defeitos ou falhas de caráter.
O amor, é diferente,  o amor é maduro. Aceita os defeitos com tranqüilidade.  O amor parte do princípio de que não existe ninguém perfeito, a perfeição está justamente na imperfeição.  Quando o amor é verdadeiro, chega-se ao ponto de se amar os defeitos alheios. No entanto a pergunta a ser feita é justamente, como fazer  a transição da paixão para o amor ?  É o que vamos tratar agora.

       Primeiro é preciso saber que a paixão pode ser uma semente do verdadeiro amor .  Quase todas as  paixões  podem  sim produzir o amor verdadeiro. Eu disse quase todas, por que infelizmente existem as paixões proibidas, aquelas que são frutos de relacionamentos paralelos, quando a outra pessoa já tem um relacionamento estável.  Nesse caso, o melhor é nem mesmo começar. Se já começou, não deve prosseguir.  O amor é um sentimento puro, genuíno, que vem da alma, da partícula Divina, do Criador. Seja qual for o nome que quiser dar, mas ele  só pode ser cultivado se sua raiz for o bem.  Quando uma pessoa já tem um relacionamento com outra, essa paixão não é bem , é mal . Por que vai gerar a infelicidade de outra pessoa, ou talvez de muitas outras , e uma delas sem dúvida, e você mesma.
Mas vamos pular essa parte, porque não é necessário, falar algo que já é tão óbvio não é mesmo?  Vamos tratar agora do ponto fundamental e principal que é  Como transformar a paixão em amor verdadeiro e duradouro.

O primeiro passo

 O pensamento fundamental para quem quer ser feliz no amor, é justamente o oposto disso. Não queira ser feliz no amor, queira amar, deseje a felicidade do seu amado. A sua felicidade será a conseqüência disso. Não há a como dar errado, se pensar e agir desse modo.

Passo 2
Se você  aceitar esse desafio de mudar seu foco, tirar o foco de si mesma, e passar a focar na pessoa amada, vai precisar de um tempo para exercer esse modelo de amar.  Além disso, vai precisar aprender como fazer isso.  Vou tentar em poucas palavras expor esse modelo de relacionamento. 
Passo 3
 Procure alimentar essa idéia pelo menos duas ou três vezes por dia, repetindo para si mesma que você quer dar amor, quer fazer ele feliz.  E tenha atitudes altruístas, colocando a felicidade dele em primeiro lugar.
Passo 4                   
Procure se observar constantemente – como se fosse uma segunda pessoa para ver se você está conseguindo, se está evoluindo ou não.  Se Observar algum erro, alguma falha, seja paciente e tolerante consigo mesma. Não se critique em demasia. Lembre-se se você conseguir ser paciente, tolerante com você mesma, isso já será um exercício para agir assim com os outros.
Passo 5
 Faça meditação . Faça o exercício da respiração dirigida . No próximo artigo, colocarei um texto para orientar sobre meditações curtas e exercícios da respiração dirigida. 
Passo 6
Reflita diariamente se você conseguiu fazer ele feliz por hoje. Quais atitudes suas você acha que foram benéficas para ele. Você tomou alguma atitude positiva que antes não tomaria. Qual foi o grau de evolução? Agradeça por isso, fique feliz por isso.  Anote se achar positivo
Passo 7
Cuide bem dele, se mora junto faça a comida dele. Cozinhar é uma das melhores maneiras de transmitir o seu sentimento para ele, ele vai se alimentar do seu amor. Mas quando fizer isso, o faça com toda atenção e dedicação, esteja presente nessa tarefa tão importante,  não se distraia . Pense nele o tempo todo. Outra tarefa importante que transmite seu amor por ele, é cuidar da roupa dele, lavar , passar e cuidados com a casa . Muitas mulheres negligenciam essas tarefas e não percebem o quanto isso é importante para um relacionamento.


Listarei abaixo algumas atitudes positivas e negativas sobre relacionamentos . Leia com atenção.

Atitudes positivas de quem quer fazer feliz

01- Seja tolerante com os erros dele(a)  Ninguém é perfeito (nem você)
02- Seja carinhosa !  O carinho fortalece a relação
03- Tenha  Paciência! Dê a oportunidade e acredite nele (a)
04Ser boa ouvinte !  É ouvindo que se compreende o outro
05Empatia . Se coloque no lugar dele(a) e ajude 
06Tenha confiança nele, e demonstre isso .
07- Dê um pouco de liberdade. Liberdade com responsabilidade
08- Desenvolva a cumplicidade, isso é bom para o casal.
09- Demonstre a sua fidelidade – vai passa confiança para ele(a)

Atitudes de quem quer ser feliz 

01- Intolerante : discute e briga por qualquer motivo
02- Responde de imediato com grosseria ou fica chateada
03- Explosiva, quer sempre ter razão
04Não consegue ouvir ,se não a própria voz
05Não se preocupa com os problemas dele(a)
06Ciumenta(o), não deixa ele(a) fazer nada, liga toda hora
07Se veste e se comporta de forma inadequada
08Segredinhos no celular ou redes sociais
09- Sai muito sozinha sem ele(a) para baladas e noitadas etc 

Fazer a felicidade do outro, e em conseqüência disso, cultivar a nossa própria felicidade, é uma Lei da natureza. mas convém esclarecer que  não se trata de fazer todas as suas vontades, e muito menos se anular, ou se humilhar, ao contrário, devemos pensar no bem maior, na felicidade duradoura. As vezes pensando nisso, temos até que tomar atitudes que nem gostaríamos.  Como  exemplo, as atitudes que fazemos quando educamos um filho . Tudo deve ser feito com bom senso e equilíbrio. Até para não colocar em risco o próprio relacionamento.  Água demais também mata a planta.

No próximo artigo - continuação desse, iremos abordar: 
Como fazer esse amor se tornar durável e até mesmo eterno.  Continue acompanhando esse curso e praticando os passos orientados.
Cigano Romani
Direitos autorais reservados®

Compre os livros do Cigano Romani :  

Caminhando com a Poesia em Cinco Letras 
Olhando Estrelas   
Só o Coração Diz a Verdade

Á venda nas melhores lojas virtuais:
Clube dos Autores.com.br  
Americanas.com 
Mercado Livre
Shop Time 
Submarino 






Comentários